Pesquisar

Google
 

segunda-feira, 14 de abril de 2008

PROPRIEDADES DO VINAGRE DE MAÇÃ

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O VINAGRE DE MAÇÃ

Segundo pesquisas de DC. Jarvis - famoso médico naturalista americano - nosso sangue pode ser de formação ligeiramente alcalina ou ácida. Isso depende, em grande parte, da alimentação que habitualmente ingerimos.
A má alimentação com excesso de gorduras, açúcar, carnes, refrigerantes, etc. provoca o aumento de alcalinidade, desregulando o pH do sangue, torna o sangue mais espesso, dificultando sua circulação pelo sistema, aumentando a pressão arterial dos vasos que com o tempo vão obstruindo e endurecendo, favorecendo os depósitos de cálcio e outras substâncias mortais no organismo ao longo dos anos.

Diversos outros estudos comprovam que a grande maioria das doenças como pedra nos rins, tromboses, derrames, enfartos, cardiopatias, anginas, pressão alta, artrites, arteriosclerose, hemorróidas varizes, obesidade, diabetes, artroses, bursites, tem como veículo o próprio sangue impuro. Portanto, a purificação do sangue é de vital importância para reverter esse processo de retenção de substâncias mortais, endurecimento e envelhecimento precoce das estruturas moles do corpo e a calcificação das articulações.

A cura para uma série de males pode estar neste singelo, mas poderoso líquido. Um vinagre de maçã natural, carregado de substâncias vivas, sem conservantes, essências ou corantes, nutritivo e poderoso coadjuvante nos processos fisiológicos e bioquímicos do corpo. O vinagre de maçã natural é talvez, a mais generosa fonte de ácidos orgânicos naturais, enzimas e complexos multi-vitamínicos benéficos ao homem. Há no vinagre de maçã natural mais de trinta elementos nutritivos fundamentais, mais de uma dúzia de sais minerais e enzimas essenciais. Igualmente encontra-se ferro, vitaminas B12, ácido fólico e elementos antioxidantes. É altamente diurético, possui qualidades anti-sépticas e antibióticas excelentes, além de ser rico em sais de primeira importância para os processos bioquímicos do corpo.

OS EFEITOS BENÉFICOS DO VINAGRE NO ORGANISMO:

ANEMIA: Doença causada por hemorragia, agentes químicos ou carência vitamínica ela pode ser perigosa porque predispõe a outras enfermidades. Para combatê-la o organismo necessita de ferro, vitamina B-12 além de uma extensa lista de elementos nutritivos. O vinagre de maçã contém grande parte desses elementos, portanto utilize-o, prontamente, nas saladas e nas refeições em geral, se pretende combater a anemia.

ARTRITE: Ocorre quando as articulações inflamam devido à infecção bacteriana ou traumática. Para amenizar as dores causadas por esta doença e tratá-la faça o seguinte: misture uma colher (café) de mel e uma colher (café) de vinagre de maçã em um copo com água. Beba a mistura pela manhã e à noite. Outro método que consideram eficaz é beber um copo com água antes das principais refeições, contendo 2 colheres (café) de vinagre.

ASMA: Pode ser aliviada combinando-se os benefícios da acupressão com o vinagre de maçã. Aplique gaze umedecida com vinagre no lado interno dos pulsos, prendendo-as com a ajuda de um elástico.

CABELOS: Ficam mais macios, abundantes e vistosos, se aplicar neles, depois de lavados e enxaguados, uma mistura de água e vinagre. Meça dois copos de água morna, misture uma colher (chá) de vinagre e despeje sobre os cabelos ainda úmidos.

CÃIBRAS: Tomar, durante as refeições, um copo de água misturado com uma colher (sobremesa) de vinagre de maçã, diariamente, combate as cãibras noturnas. Outro bom remédio para evitá-las é fazer uma mistura com 1 colher (café) de mel, 1 colher (café) de vinagre de maçã e 1 colher (sopa) de lactado de cálcio em 1/2 copo de água. Beba essa mistura uma vez ao dia.

CALOS: Aplique compressas de vinagre de maçã, utilizando para isso meia fatia de pão dormido embebido em vinagre. Faça isso toda noite antes de dormir até que os calos desapareçam por completo.

CASPA: Após lavar a cabeça normalmente, enxágüe os cabelos com uma água contendo 1/2 copo de vinagre de maçã misturado com três copos de água morna. Esse tratamento além de combater a caspa, revigora os cabelos escuros e dá brilho aos cabelos claros.

CATARATA: O desenvolvimento da catarata está associado à oxidação do cristalino. Isto ocorre quando os radicais livres alteram a sua estrutura. Entretanto, o betacaroteno encontrado, principalmente na cenoura, mas também em outros alimentos como a maçã e o vinagre desta fruta, podem prevenir a catarata, isto porque o betacaroteno é um poderoso antioxidante que diminui os riscos de desenvolvimento da doença. Logo, para prevenir-se da catarata consuma, demasiadamente, alimentos que contenham betacaroteno, sem esquecer de ingerir doses diárias do vinagre de maçã.

COCEIRA NA PELE: Podem ser aliviadas se passar na pele um chumaço de algodão umedecido com vinagre de maçã.

COCEIRA NOS OLHOS: Você pode aliviá-las passando no local um chumaço de algodão embebido em vinagre de maçã. O vinagre deve ser diluído na proporção de 1 volume de vinagre para 4 volumes de água.

COLESTEROL: O vinagre contém uma fibra, a pectina, que percorre lenta e suavemente o organismo se aglutinando ao colesterol. Ao percorrer o organismo rumo à saída, a pectina leva consigo o colesterol. Eliminando o alto nível de colesterol, se reduz os riscos de problemas cardiovasculares, como ataques cardíacos e apoplexia.

CRAVOS E ESPINHAS: À noite, quando for deitar-se, passe no rosto uma pomada feita com morangos e vinagre de maçã. A pasta deve ser preparada com três morangos e 1/4 de copo de vinagre de maçã, amasse bem e deixe a mistura descansar por duas horas. Aplique esta pomada sobre o rosto e durma com ela, retirando-a, pela manhã, lavando normalmente o rosto. Faça o tratamento três vezes por semana e, em breve, se livrará das espinhas e cravos. Este tratamento também conserva a pele macia e saudável, retardando o envelhecimento.

DIGESTÃO DIFÍCIL: O vinagre de maçã contém substâncias bastantes semelhantes às que são naturalmente secretadas pelo estômago para digerir os alimentos, por isso ele leva a fama de facilitador digestivo. Ao passo que auxilia na digestão é óbvio que ocorre uma melhora geral do metabolismo. Para combater a má digestão beba, no meio das refeições, 3 colheres (chá) de vinagre de maçã em um copo com água.

DOR DE GARGANTA: Misture 1/4 de copo de mel e 1/4 de copo de vinagre de maçã e beba 1 colher (sopa) a cada 2 horas. Faça gargarejos com uma mistura de um copo de água morna e uma colher (sopa) de vinagre.

DOR DE CABEÇA: Coloque um pouco de vinagre de maçã na água de um inalador. Inale essa mistura durante 5 minutos, em seguida deite-se e a dor de cabeça vai desaparecendo aos poucos; ou enrole um pano umedecido com vinagre de maçã em volta da cabeça como se fosse um turbante.

DOR NO ESTÔMAGO: Beba, aos poucos, um copo de água morna contendo 1. colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de vinagre de maçã. Este procedimento além de amenizar as dores de estômago, também combate a flatulência.

ESQUECIMENTO: Acredita-se que quem bebe, regularmente, pequenas doses de vinagre goza de uma mente viva por muito mais tempo.

FLATULÊNCIA (GASES): Acredita-se que não há nada que cause mais flatulência que os grãos das leguminosas, portanto sempre que for cozinhar feijão e outras leguminosas, coloque na panela do cozimento um pouco de vinagre. Isso é o bastante para deixar os grãos macios e fáceis de serem digeridos.

Ajuda no tratamento de mais de 300 doenças, inclusive emagrecedor.

O Vinagre de Maçã, vem ajudando as pessoas a viverem de uma maneira mais saudável.
A pectina, um de seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, alem de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açucares, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras.

Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente.

Além disso, esse fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde.

* È regulador do peso, o vinagre de maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos ricos em gordura.

*Melhora o Metabolismo. Grande parte do acúmulo de gordura no organismo é resultado do metabolismo eliminando o excesso de gordura que se acumula no corpo.

* Melhora, o colesterol e o funcionamento intestinal. Estas fibras absorvem água, contribuindo para melhorar o funcionamento dos intestinos, agregando também gordura de inúmeros males, entre os quais destacam-se:

GRIPE, TOSSE, RESFRIADO, INFECÇÕES DA PELE, MÁ DIGESTÃO, HIPERTENSÃO, FADIGA, ENXAQUECA, MÁ CIRCULAÇÃO, LABIRINTITE, REUMATISMO, etc.

2 comentários:

Fotos CEAL disse...

otima a reportagem. Gostaria de saber então se o vinagre de maça industrializado também tem o mesmo efeito.
obrigada,

Jane

M. Cristina disse...

Adorei a reportagem, foi de grande proveito. Mas gostaria de saber aonde e como posso comprar esse vinagre de maçã puro sem conservantes, ou saber se esses que compramos em supermercados tem a mesma propiedades, se posso fazer uso da mesma forma como vcs ensinam a usar o puro? Desde já agradeço a atenção..obrigada.