Pesquisar

Google
 

sábado, 12 de abril de 2008

NABO

Benefícios:
- Fonte de vitamina C, cálcio e potássio.
- Fonte de fibras com poucas calorias.
- Pode porteger contra certos tipos de câncer.

Inconvenientes:
- Pode causar flatulência.
- Contém substâncias que interferem com a produção de hormônios da tireóide.

O nabo é barato, saudável e fácil de preparar e de cultivar ( mesmo em solos pobres). Uma xícara de nabo cozido contém apenas 30 calorias e fornece 18 mg de vitamina C (quase um terço da necessidade diária), 35 mg de cálcio e 210 mg de potássio. É também uma boa fonte de fibras solúveis que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

As folhas de nabo, que muitos cozinheiros jogam fora, são mais nutritivas do que as raízes. Uma xícara de folhas cozidas fornece 40 mg de vitamina C, aproximadamente 200 mg de cálcio e quase 300 mg de potássio. Além disso, ao contrário das raízes, as folhas são uma excelente fonte de beta-caroteno, um antioxidante que o organismo transforma em vitamina A. A mesma xícara de folhas cozidas contém quase 4.000U.I de vitamina A, que é 80% da RDA (Ingestão Dietética Recomendada) para adultos.

O nabo é um vegetal crucífero (família de vegetais que inclui o repolho, o brócolis e o rabanete) que contém compostos sulfurosos que protegem contra certos tipos de câncer. No entanto, como outros vegetais crucíferos, pode provocar gases e distensão abdominal.

O nabo contém duas substâncias bociogênicas que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireóide. Embora elas não sejam prejudiciais para pessoas saudáveis, podem suscitar o bócio ( tireóide hipertrofiada) em pessoas com distúrbios de tireóide.

A maioria das pessoas serve os nabos frescos ou cozidos, mas eles também podem ser assados, cozidos no vapor ou fritos. Por sua versatilidade e pelo sabor doce e ao mesmo tempo picante, o nabo pode ser usado em saladas, cozidos, sopas e pratos de legumes.

Alguns fitoterapeutas recomendam o nabo, fresco ou na forma de suco, xarope ou emplastro ( aplicado no peito) para tratar bronquites e dores de garganta. No entanto, ainda não há comprovação científica desses benefícios.

Você sabia:

- Nativo da Europa e Ásia Central, o nabo foi cultivado pela primeira vez no Oriente Médio há 4.000 anos.- O nabo é usado como alimento para pessoas, e como ração para porcos na Europa Oriental.

Nenhum comentário: